Você não fracassou

Hoje eu tenho uma palavra para você: você que é mulher, esposa, mãe, multitarefas e tem momentos de exaustão emocional.
Você se cobra, se culpa, sente que fracassou, que tem falhado? Então,"tamo junta"! Que atire a primeira flor quem nunca passou por isso em algum momento.
Eu não sei como é o seu dia a dia, não conheço sua vida, sua casa, sua intimidade, mas conheço a minha e posso falar. Falando sobre mim espero acalmar você.
Eu sempre gostei de estudar, amo aprender, gosto de desafios, novidades, por isso ao longo da vida sempre li muito, busquei muito, fiz vários cursos, tenho talentos e habilidades. Quis fazer faculdade e fiz. E não exerço. Sou mãe, esposa, dona de casa. E sim, já recebi muita pedrada por isso.
Serei sincera: eu já quis muito trabalhar fora, quis muito mesmo, mas vivo em uma cidade pequena, e quem conhece cidade pequena sabe que no fundo (não tão fundo) tudo funciona na base do QI (Quem Indica). Eu não nasci aqui, não tenho parentela aqui, meu sobrenome não é conhecido e não faço, nunca fiz, nunca farei amizade baseada em benefícios. É questão de caráter.
Enfim, moro há anos em uma cidade, e em todos esse anos me deram duas oportunidades de escravidão. Pois é, sabe quando a pessoa acredita que é tão importante, tão especial, que será uma honra para você trabalhar para ela a troco de qualquer coisa? Então, passei por isso. Sofri, entristeci e superei.
Quando engravidei decidi que durante um período não procuraria trabalho fora de casa, porque queria ficar com meu filho o tempo todo. Aí entra um detalhe importante: essa é a minha realidade entende? Eu pude fazer essa escolha. Muitas mulheres não podem e tudo bem também, o importante é sermos a melhor mãe que pudermos quando estamos com nossos filhos.
João Miguel hoje tem 5 anos e durante esse tempo eu tive muitas crises de identidade. Porque não é fácil ser dona de casa. É ingrato, cansa mais a alma que o corpo, é pauleira. Não trabalhar fora nos dá uma carga absurda. Mas descobri que essa carga eu carrego se quiser, a escolha é minha.
Durante cinco anos eu chorei muitas vezes, me senti fracassada. Estudei tanto, tenho tantos talentos para quê? E nisso entra a auto estima: Pintar as unhas para quê? vou lavar roupa, louça, banheiro e vai sair tudo mesmo. Para quê comprar roupa e sapato novos se não vou a lugar algum? Talvez hoje eu nem precise pentear o cabelo, ninguém me vê.
Epa! Epa! Epa! Cuidado com a depressão, não caia nessas armadilhas, resista.
Pentear o cabelo sim, para você, por você. Pintar as unhas para você, por você. Trocar a roupa furada, manchada, detonada para você, por você. Viva por você. Só você pode se responsabilizar pela sua alegria.
Eu amo ser mãe, amo estar com meu filho, e o que vivo com ele dinheiro algum paga. A verdade é que ninguém cuida do meu filho como eu.
Limpar a casa, lavar, passar, cozinhar, qualquer um pode fazer. Mas se vamos fazer que façamos da melhor maneira possível. Lar é nossa intimidade, parte do que somos. Não deixe que a casa te torne escrava dela, mas cuide da casa com amor, muitos dariam tudo para ter o que você tem.
Sabe a minha casa? Ela tem goteiras e várias vezes me irritei com isso. Até que aprendi a ser grata pelo meu teto com goteiras, porque muitos gostariam de ter um teto com goteira, mas estão ao relento.
"Meu marido não me ajuda". Não ajuda como? Não faz como você faz? Não faz como você espera que seja feito? Não faz o quê? Precisamos estudar e reformular essas questões. Eles nunca farão como fazemos, se contratarmos alguém também não será como fazemos, porque cada um é um.
Nós não temos controle absoluto de nada, nem de nossa própria vida, e precisamos aceitar isso.
Não se culpe por não dar conta de tudo. Você não tem que dar conta de tudo.
Não pense que está falhando porque algo não saiu como o planejado, ou porque não agradou à terceiros, ou não foi como você idealizou. Expectativas só servem para nos machucar. Volte alguns parágrafos e releia (quantas vezes forem necessárias) a parte em que escrevi que você é responsável pela sua alegria. Jamais agraderemos a todos, somos humanos lembra? E muito do que idealizamos não será exatamente assim. Somos humanos. Repita: somos humanos.
Tudo aquilo que você fizer faça de coração, faça da melhor maneira e ponto final.
Não crie expectativas, crie paz.
Eu aprendi que quando a carga está pesando demais eu devo avalia-la. Porque se pesa além das minhas forças é porque não é minha.
Deus não nos dá nada que não possamos suportar. Deus não nos dá uma carga além das nossas forças.
Se está insustentável descanse, esse fardo não é seu. Quando é nosso mesmo que doa, que sangre e que pareça que vamos perecer, acabamos encontrando força para prosseguir, ainda que não consigamos entender onde estava essa força antes. Mas se não conseguimos nos manter de pé tamanho o peso é porque estamos carregando o que não nos pertence, estamos indo além, estamos levando carga alheia junto a nossa. É hora de parar, descarregar, separar as bagagens e seguir.
Seguir em frente, sempre. Porque contudo a vida não para. E a vida é um sopro, então vamos viver o que há para ser vivido, vamos viver esse presente.
Aprenda a ver as bênçãos e expulsar as maldições.
Se eu consegui, você consegue. Bora!!




Comentários